Objetivos
- Aprender a se
comportar como um espectador de teatro.
- Reconhecer a interpretação dos atores, a dramaturgia, os
cenários, a iluminação, o uso da música, o uso de elementos de animação etc.
- Observar o que tem relação com a atuação dos atores, como
a interpretação e a gestualidade.
- Reconhecer e apreciar recursos de iluminação, cenário e
figurinos.
Conteúdo
- Apreciação.
Anos
1º ao 5º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Cartolina e canetas
coloridas.
Flexibilização
Na hora de selecionar
o espetáculo, investigue se ele oferece recursos que estimulem os demais
sentidos além da visão - como texturas nos figurinos e no cenário, uso de
instrumentos musicais, riqueza na trilha sonora ou diferentes cheiros de
objetos explorados em cena. Esses recursos ajudam a incluir o aluno com
deficiência visual na apreciação da trama. Também é possível apostar no recurso
da audiodescrição. Trata-se de fazer a descrição oral do que acontece em cena no
intervalo das falas dos atores, com o cuidado de deixar brechas para que o
aluno cego possa fazer suas próprias interpretações da peça. Registre todas as
etapas da discussão e estimule o seu aluno a fazer o mesmo em braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione uma peça de
teatro adequada à faixa etária da turma. Alguns dos parâmetros podem ser a
própria obra e o histórico dos artistas. Busque material informativo sobre o
espetáculo, como o cartaz de divulgação, e o que já foi publicado sobre ele em
veículos especializados de imprensa, como críticas e reportagens.
2ª etapa
Decidido o espetáculo
e agendada a data para vê-lo, é hora de conversar com as crianças e analisar
com elas o material reunido na etapa anterior. Se a peça tiver como tema alguma
história que o grupo já conhece, organize uma roda de conversa para retomar o
que os alunos sabem. Caso se trate de uma história inédita, incentive
comentários a respeito do material lido.
3ª etapa
Pergunte aos alunos
como acham que a história vai ser apresentada no teatro. Estimule a discussão
sobre como serão representados os lugares. Levante com a garotada o que precisa
haver num teatro para que a gente saiba o que é cada lugar. E quanto aos
personagens? Quantos atores serão necessários para encenar a peça? Se o número
de personagens for maior que o de integrantes do grupo teatral, provoque as
crianças perguntando o que será feito para resolver um desafio como esse. Será
que personagens infantis serão feitos por crianças? Qual será o figurino? Como
é possível saber na hora da apresentação quem é quem? O objetivo dessa conversa
é fazer um aquecimento com as crianças para a apreciação. Registre essas
hipóteses em um cartaz para retomá-las depois do espetáculo.
4ª etapa
Apresente e discuta
com as crianças termos, funções e contextos específicos do teatro. Por exemplo,
leia com elas a ficha técnica do espetáculo. Pergunte que funções aparecem
nela. Questione a função do elenco, do dramaturgo, do diretor, do designer de
luz etc.
5ª etapa
É chegada a hora de
assistir ao espetáculo. É importante falar com os alunos sobre como se
comportar em uma sala. Ir ao banheiro antes evita o entra e sai. A peça de
teatro é uma arte realizada ao vivo e conversar em voz alta durante a encenação
desconcentra o elenco e também é falta de educação. Apesar disso, o teatro é
sempre um encontro imprevisível entre os atores e o público e algumas montagens
podem ser mais interativas, pedindo uma participação ativa do público. Converse
com as criancas a respeito para que aprendam a notar essas características,
respeitá-las e desenvolver a sensibilidade para interagir na intensidade
adequada. Somente a experiência de ir ao teatro confere aos estudantes a
possibilidade de compreendê-lo cada vez mais e elaborar o comportamento
espectador.
6ª etapa
De volta à escola,
retome o cartaz e estimule a turma a compará-lo com o que foi visto no palco.
Avaliação
Observe se os alunos
são capazes de reconhecer e comentar as características específicas da arte
teatral, como a interpretação dos atores e os elementos cênicos. É possível
também avaliar com base na leitura de críticas teatrais e convidá-los a
refletir: todos concordam com elas?
Retirado de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário